top of page

Romantismo Brasileiro e sua história

Olá, pessoas!!! Bem-vindos ao nosso blog! Abordaremos aqui um pouco sobre o tema Romantismo Brasileiro e esperamos que vocês aprendam e compreendam um pouco mais desse tema! Bjoss!!!

No Brasil, no ano de 1808, século XIX, começa aqui uma série de transformações que resultariam na consumação de um Estado brasileiro independente e com grandes mudanças notáveis em sua sociedade. Até que a família real portuguesa chegasse ao Brasil no ano citado acima, praticamente não havia vida urbana e a elite brasileira era extremamente adepta ao modelo da aristocracia portuguesa, com uma série de mudanças nesse período os românticos brasileiros conseguem por fim, estabelecer uma independência literária que refletiria até os dias de hoje.

O Romantismo brasileiro está completamente ligado a independência do Brasil, depois do início das transformações iniciadas com a chegada da corte portuguesa, o Brasil passou a ser um Estado independente governado pelo imperador D. Pedro I que, futuramente seria mandado de volta para Portugal por concretizar um acordo com Inglaterra que consistia em: o país reconheceria a independência da nova Nação e o Brasil suspenderia o comércio de escravos, esse acordo desagradou os senhores de terra e ocasionou a volta do imperador e o início do Período Regencial.

Em 1840, depois do Período Regencial, D. Pedro II assumiu o trono e consulmou um período onde o café brasileiro se expandiu e tornou-se a base da economia do Segundo Reinado. O dinheiro gerado por essa expansão financiou o surgimento da imprensa nacional, as bibliotecas mantidas pelo Estado, a criação de cursos universitários como os de Direito e etc., garantindo assim uma crescente vida urbana. Nesse contexto, os jovens brasileiros preferiam realizar seus cursos em seu próprio país, e aqueles que ainda preferiam os padrões europeus, trocavam os modelos portugueses pelos franceses. Com isso a independência literária proposta pelos primeiros românticos, aconteceu a passos lentos, já que o Brasil não se desligou por completo da Europa, pois trocaram o referencial português pelo francês.

RUGENDAS, Johann Moritz. Rua Direita. c. 1827-1835. 1 litografia, color., 36,4 cm x 55 cm.

Gostaram??!!! Sigam-nos!! Para melhorar a aprendizagem sugerimos a vocês o filme Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, o filme de um modo satírico aborda a chegada da família real ao Brasil e centrado na personagem de Carlota Joaquina retrata metaforicamente o desgosto das pessoas que vinheram para cá obrigados a se refugiar no Brasil em decorrência da invasão napoleônica.

POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page