Um pouco de poesia romântica do século XIX!
- romantismoabrasile
- 16 de nov. de 2015
- 1 min de leitura
Olá, pessoaaaaaaaaaaaaaaas! Traremos aqui neste post um poema de um dos grandes nomes da poesia romântica do século XIX, fiquem ligados e informados de que existem muitoos outros super-autores dessa época. Caso vocês se interessem deixem aqui nos comentários que teremos o maior prazer de lhes ajudar! Beijocas!!
Primeiro poema é uma característica da Primeira fase do Romantismo Português: O autor desse poema é o marcante poeta Gonçalves Dias, nascido no ano de 1823 filho de uma mestiça e comerciante português, formado em Latim e Letras Clássicas pela Universidade de Coimbra. Morou no Rio de Janeiro a partir de 1845, entre suas publicações estão: Primeiros Cantos, do ano de 1845, Segundos cantos e sextilhas de Frei Antão, ano 1848, Últimos cantos, 185, e Os timbiras, 1857. Gonçalves Dias faleceu no dia 3 de novembro de 1864, vítima de um naufrágio, aos 41 anos.
Canção do Exílio
Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar - sozinho, à noite- Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que disfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá.
Golçalves Dias