top of page

Um pouco de poesia romântica do século XIX!

Olá, pessoaaaaaaaaaaaaaaas! Traremos aqui neste post um poema de um dos grandes nomes da poesia romântica do século XIX, fiquem ligados e informados de que existem muitoos outros super-autores dessa época. Caso vocês se interessem deixem aqui nos comentários que teremos o maior prazer de lhes ajudar! Beijocas!!

Primeiro poema é uma característica da Primeira fase do Romantismo Português: O autor desse poema é o marcante poeta Gonçalves Dias, nascido no ano de 1823 filho de uma mestiça e comerciante português, formado em Latim e Letras Clássicas pela Universidade de Coimbra. Morou no Rio de Janeiro a partir de 1845, entre suas publicações estão: Primeiros Cantos, do ano de 1845, Segundos cantos e sextilhas de Frei Antão, ano 1848, Últimos cantos, 185, e Os timbiras, 1857. Gonçalves Dias faleceu no dia 3 de novembro de 1864, vítima de um naufrágio, aos 41 anos.

Canção do Exílio

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar - sozinho, à noite- Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que disfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá.

Golçalves Dias


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page