A terceira geração romântica ficou conhecida como condoreirismo que é o nome de uma ave "o condor", que é uma ave asas amplas e que voa em grandes altitudes. Assim os poetas condoreiros buscava uma poesia que se sobressaísse. O até então conhecido poeta Byron da segunda geração , amante da morte deixa de flar sobre esses assuntos para escreve temas como " a luta pela liberdade". Outra influência marcante para o período foi o frânces Victor Hugo(1802-1885) que escreveu o romance "Os Miseráveis" que recebeu uma adptação para o cinema (VALE A PENA ASSISTIR).
O poeta condoreiro mais conhecido da época foi Castro Alves. Apesar de sua morte prematura em
1871 aos 24 anos, sua obra foi reconhecida no seu tempoe seus poemas foram inúmeras vez publicado e recitado.
As características que diferencia sua poesia das dos outros poetas das gerações anteriores é o fato de ele ter escolhido as questões sociais como um dos seus temas . Pelo caráter oratório de seus textos , bem como pelo tom que os declamava , Castro Alves ficou até mesmo conhecido como o Poeta dos Escravos. Ele também trouxe uma nova concepção de amor onde a mulher aparece corporificada, e o amor não requer também, contemplação mais sexualiadade.
Outra coisa interessante e que aparece na tematização do amor em Castro Alves é que , em sua poesia, o amor não tem cor ou raça, Castro Alves tarta o amor da mesmo forma, aconteça ele entre brancos e negros ou entre negros e negros. O amor deixa de está vinculado à cor da pele e até mesmo a classe social o amor em sua poesia, passa a ser um sentimento universal e democrático.
Outro escritor não menos importate foi Luiz Gama contemporãneo de Castro Alves , Baiano , filho de uma africana livre e de um senhor branco que mais tarde foi vendido pelo próprio pai mas aos 18 anos conseguiu provas de que havia nascido livre e assim pôde se dedicar à sua formação intelectual. Como escritor , dedicou-se à poesia, escrevendo principalmente poema de teor satírico. Morreu em agosto de 1882.