top of page

Um pouco de Torquato Pereira

Boa noite gente :*

Quem nunca ouviu falar de tropicália ? Todo mundo já ouviu, não é pessoal. Mas não se preocupe se você ainda não tem conhecimentos , nós falaremos tudinho.

Tropicália ou tropicalismo foi um movimento musical ,que também atingiu outras esferas culturais (artes plásticas cinema, poesia), surgido no Brasil no final da década de 1960. O marco inicial foi o Festival de Música Popular realizado em 1967 pela TV Record. Os tropicalistas acreditavam que a inovação estética musical já era uma forma revolucionária.

E esse movimento teve varios representantes um deles é o que nosse post fala hoje, Torquarto Pereira de AraújoNeto (1944-1972) que fez parte desse grupo tropicalista, que , nas décadas de 1960 e 1970, renovou a arte brasileira.

curtam o poema Marginália II.

Marginália II

Eu,brasileiro confesso

Minha culpa, meu pecado

Meu sonhodesesperado

Meu bem guardado segredo

Minha aflição

Eu, brasileor, confesso

Minha culpa, meu degredo

Pão seco de cada dia Tropical melancolia Negra solidão

Aqui é o fim do mundo Aqui é o fim do mundo Aqui é o fim do mundo

Aqui o Terceiro Mundo Pede a bênção e vai dormir Entre cascas das palmeiras, araçás e bananeiras Ao canto da juriti

Aqui meu pânico e glória Aqui meu laço e cadeia

Conheço bem minha história

Começa na lua cheia E termina antes do fim

Aqui é o fim do mundo Aqui é o fim do mundo

Aqui é o fim do mundo

Minha terra tem palmeiras onde sopra o vento forte Da fome, do medo e muito Principalmente Da morte O-lelê, lalá

A bomba explode lá fora E agora, o que vou temer? Yes: nós temos banana Até pra dar, E vender

O-lelê, lalá

Aqui é o fim do mundo Aqui é o fim do mundo

Aqui é o fim do mundo

Gil,Gilberto;NETO,Torquato.In;RENNÓ,Carlos(Org).

Gilberto Gil:todas as letras. São Paulo : Companhia das letras: 1996.p.88


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page